Lista - Negros mais ricos do mundo 2019


Das mais de duas mil pessoas do mundo que são bilionárias, apenas 11 delas são negras, 8 deles são homens e apenas 3 mulheres,  a maioria deles Nigerianos.

São eles:

Aliko Dangote

Mike Adenuga

Robert Smith

Oprah Winfrey

Isabel dos Santos

Patrice Motsepe

Folorunsho Alakija

Michael Jordan

Strive Masiyiwa

Michael Lee-Chin

Mohammed Ibrahim

Confira mais detalhes na lista abaixo a lista abaixo:

Pessoas negras mais ricas do mundo


11 - Mohammed Ibrahim, 72 anos, Londres - Reino Unido (U$ 1.18 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Mohammed "Mo" Ibrahim iniciou sua fortuna quando fundou a "Celtel", uma companhia telefônica na Africa. Em 2005 ele vendeu a companhia para a empresa "MTC of Kuwait" por U$ 3.4 bilhões de dólares e particularmente embolsou U$ 1.4 bilhão de dólares. 
Desde então, ele tem focado em lutar contra a corrupção na África e na melhoria da vida dos africanos por meio de sua fundação a "Mo Ibrahim Foundation" dirigida por sua filha Hadeel. 

10 - Michael Lee - Chin, 68 anos, Burlington - Canadá (U$ 1.19 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Michael Lee- Chin fez sua fortuna investindo em companhias financeiras como o Banco Nacional Comercial da Jamaica e AIC Limited. 
Ele é nativo da Jamaica e adquiriu a AIC em 1987 quando a financeira tinha menos de um milhão de dólares em ações. Em 2002 Lee-Chin chegou a administrar mais de U$ 10 bilhões de dólares em ações, mas em 2008 a  companhia foi atingida em cheio pela recessão e o empresário vendeu a AIC para o Manulife (grupo canadense de finanças) por um preço não revelado. 
Ele conseguiu ficar com 65% de participação no Banco Nacional da Jamaica que hoje é a maioria da sua riqueza. 

9 - Strive Masiyiwa, 58 anos, Londres - Reino Unido (U$ 1.39 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Magnata em telecomunicações, Strive Masiyiwa é o primeiro bilionário do Zimbabwe (país africano). Ele foi o fundador da Econet Group, uma companhia de telefone do Zimbabwe que também investe em serviços financeiros, seguros, e-commerce, energia renovável, educação entre muitos outros negócios. 
Ele e sua esposa Tsitsi fundaram a fundação Higherlife que ajuda orfanatos e crianças pobres do Zimbabwe, na África do Sul, Burundi e Lesotho. 

8 - Michael Jordan, 56 anos, Florida - EUA (U$ 1.65 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Tido por muitos como o melhor jogador da NBA de todos os tempos, Michael Jordan conquistou seis títulos como jogador no Chicado Bulls. 
Seu salário durante a carreira de foi de U$ 90 milhões de dólares, mas ele ainda fez mais U$ 1.4 bilhão como parceiro de corporações. 
Jordan comprou a maior parte do Charlotte Hornets em 2010 por U$ 175 milhões de dólares, hoje o time vale U$ 1.05 bilhões de dólares e possui 90% de tudo. 
O jogador também possui contratos e patrocínios da Nike, Hanes, Gatorade e Upper Deck até hoje mesmo muitos anos depois de ter aposentado das quadras. 

7 - Folorunsho Alakija, 68 anos, Lagos - Nigéria (U$ 1.7 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Alakija é a mulher mais rica da Nigéria e vice presidente da Famfa Oil, uma companhia nigeriana de exploração de petróleo, entre os parceiros da companhia estão as empresas Chevron e Petrobras. 
Alakija começou sua carreira com uma marca de moda que tinha como cliente a esposa do ex presidente da Nigéria Ibrahim Babangida. 
Em 1993 o governo da Nigéria concedeu a empresa de Alakija com um licença de prospecção de petróleo que mais tarde foi convertida em uma locação de mineração de petróleo. 

6 - Patrice Motsepe, 57 anos, Joanesburgo - África do Sul (U$ 2.5 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Patrice Motsepe, é fundador e presidente da Africa Rainbow Minerais e se tornou um bilionário em 2008, sendo o primeiro africano a entrar para a lista da Forbes. Em 2016, ele lançou uma empresa de capital próprio "Africa Rainbow Capital", focada em investimentos na Africa. Motsepe também tem ações na "Sanlam", uma empresa de serviços financeiros e é o dono e presidente do clube de futebol "Mamelodi Sundowns".

5 - Isabel dos Santos, 45 anos, Luanda - Angola (U$ 2.6 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Isabel dos Santos é a filha mais velha do ex presidente da Angola, Jose Eduardo dos Santos, que deixou de ser presidente em 2017. Seu pai a fez chefe da "Sonangol", empresa angolana de petróleo, mas em Novembro de 2017 o novo presidente da Angola a tirou dessa posição. Durante o mandato de seu pai, Isabel terminou com ações em empresas da Angola, incluindo bancos e uma empresa de telecomunicações. Ela também é dona de empresas portuguesas, incluindo empresas de telecomunicações e de tvs a cabo.


 4 - Oprah Winfrey, 65 anos, Califórnia - EUA (U$ 2.7 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Oprah Winfrey transformou seu famoso talk show em um império de mídia, entretenimento e negócios que a levaram a ter uma net worth avaliada em U$ 2.7 bilhões de dólares. Como membra do conselho e embaixadora da "Weight Watchers" desde 2015, ela viu seus ganhos passarem de U$ 43.5 milhões para mais de U$ 400 milhões. Ela tem um contrato de parceria com a Apple e recentemente ganhou um prêmio no Globo de Ouro. Ela já doou U$ 425 milhões em sua carreira, incluindo mais de U$ 100 milhões para sua sua instituição na África para meninas.

3 - Robert Smith, 56 anos, Austin - Texas (U$ 4.4 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Robert Smith fundou uma empresa de fundos de investimentos em 2000, focando exclusivamente em investir em empresas de softwares. Com mais de U$ 30 bilhões em ações, a empresa "Vista Equity Partners" é uma das mais bem sucedidas no ramo. 
Em 2016, Robert Smith prometeu U$ 50 milhões de dólares (de forma pessoal e através de fundações) a Universidade de Cornell na qual ele se graduou.

2 - Mike Adenuga, 65 anos, Lagos - Nigéria (U$ 5.3 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Mike Adenuga é conhecido como "guru" no mundo dos negócios da Nigéria, ele construiu sua fortuna através do petróleo, empresas de telecomunicações, imobiliárias e bancos. Sua empresa de telecomunicação "Globacom" é a segunda maior empresa da Nigéria com mais de 30 milhões de inscritos. Sua empresa de extração de petróleo é uma das maiores do país. Adenuga também é o maior dono de propriedades na Nigéria e Gana, ele é dono de significantes partes na "Julius Berger", uma empresa gigante de construções.

1 - Aliko Dangote, 61 anos, Lagos - Nigéria (U$ 14.1 bilhões de dólares)

negros-mais-ricos-do-mundo

Aliko Dangote é o homem negro mais rico do mundo e a pessoa mais rica da África. Ele fundou e preside a maior empresa de fabricação de cimento da África "Dangote Cement". Ele também é dono de negócios relacionados a açucar, sal e empresas de moagem. 
Dangote está fazendo uma audaciosa incursão no petróleo. Seu grupo está construindo uma refinaria integrada e um complexo de petróleo próximo a região de Lagos na Nigéria. Prevista para 2019, a refinaria espera ser a maior do mundo e custará cerca de U$ 9 bilhões de dólares.  
Lista - Negros mais ricos do mundo 2019 Lista - Negros mais ricos do mundo 2019 Reviewed by Alef Bass on 20:17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.